Ambiente

Ambiente

Associação Nacional de Proprietários contra demolição do Prédio Coutinho





Tendo recentemente a ANP sido contactada pelos proprietários particulares do Edifício Jardim (Prédio Coutinho), em Viana do Castelo, esta Associação apreciou a situação atual do imóvel, tendo decidido, por unanimidade, enviar aos proprietários particulares do Edifício Jardim u seguinte voto de solidariedade e repúdio.

Projeto “Um Rotário, uma Árvore”

O Rotary Club de Viana do Castelo e os clubes das Novas Gerações (Rotary KIDs, Interact e Rotaract), plantaram 100 árvores na Serra de Santa Luzia, no passado dia 3 de fevereiro, no âmbito do Projeto “Um Rotário, uma Árvore”.

Município de Ponte de Lima informa Medidas de Prevenção Contra os Incêndios Florestais

Está em vigor uma campanha de sensibilização contra os incêndios sob o lema “Proteja a sua casa dos incêndios rurais/florestais.”

Valença: Alerta para limpeza de terrenos até 15 de Março!

Esteja atento a esta alerta de limpeza de terrrenos e matas. É obrigatório limpar a vegetação num raio de 50 metros ao redor das habitações.

Até 15 de Março deve fazê-lo. 

Acção de Remoção da Espécie Invasora “Chorão-da-Praia” na Duna de Moledo

No dia 23 de Fevereiro (sexta-feira), pelas 14:00 horas, alunos das Escolas E.B. 2,3/S de Caminha, E.B. 1 de Moledo e E.B. 1,2,3/S de Vila Praia de Âncora irão participar numa acção de remoção da espécie “Chorão-da-praia” na duna de Moledo, uma espécie invasora que ameaça a população de camarinhas (corema album) aí ainda existente.  

Passos de Memória - Trilho dos Canos de Água (PR9) - Serra de Santa Luzia

No sábado, 17 de fevereiro, realiza-se a segunda caminhada “Passos de Memória” do ano de 2018 com o Trilho dos Canos de Água (PR9), integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município.

Estão a envenenar a Serra D’ Arga

Joaquim Vasconcelos

Joaquim Vasconcelos

Engenheiro Civil e Ambientalista

Em out.de 2017, embora o Comité de Peritos da União Europeia (EU) decidisse adiar uma votação sobre o prolongamento da licença para uso do herbicida glifosalto cujo uso estava agendado para ser proibido em Dezembro, os responsáveis nem por isso abandonaram a ideia de o utilizar como solução para eliminar o infestante que se está a instalar na Serra de Agra, a hakea sericea - conhecida como háquea-espinhosa - "que se reproduz com maior rapidez com os fogos florestais", embora existam outras formas de a combater (mecanicamente) sem recurso a este herbicida'.

CIM Alto Minho recebe garantias do secretário de Estado da Proteção Civil de apoios para a prevenção e limpeza florestal

Na sequência de reunião ontem realizada com o secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) teve ocasião de expor um conjunto de questões que, na sua perspetiva, coloca em causa a operacionalização das redes secundárias de faixas de gestão de combustível, nos termos estabelecidos na respetiva legislação de enquadramento e no próprio Orçamento de Estado para 2018.

Proteção da floresta: Executivo promove sessões de sensibilização nas freguesias

Durante o mês de fevereiro, a Câmara Municipal de Monção vai promover sessões de sensibilização nas 33 freguesias do concelho (antiga denominação administrativa), comunicando às populações locais as alterações do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios introduzidas pela Lei n.º 76/2017, de 17 de agosto, e Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro.

PRÉDIO COUTINHO – PATRIMÓNIO DE VIANA

Paulo Morais

Paulo Morais

Professor Universitário

A primeira (e a fundamental) razão para a manutenção do prédio Coutinho é a de que a edificação é legal. O prédio foi construído legitimamente, devidamente autorizado e licenciado. Não é, nem nunca foi, uma obra ilegal. O promotor da obra (Fernando Coutinho) edificou com base numa licença camarária válida e, assim sendo, os moradores podiam ter uma expectativa legítima de lá viver o resto das suas vidas.

Páginas

Subscreva RSS - Ambiente