Ambiente

Ambiente

A DESPROTEÇÃO CIVIL

Germano Amorim

Germano Amorim

Advogado

A discussão acerca da origem da figura do Estado, numa perspetiva científico-política e histórica, é complexa. Porém, teve como elemento comum e uma das suas ideias motivadoras da sua criação, a Segurança. Por maiores que sejam as divergências ideológicas acerca da forma como olhamos o mundo e a sua governabilidade, a ideia de segurança é um elemento comum a todos os sistemas e regimes.

A matéria dos incêndios é exatamente do que trata, de Segurança. Em primeiro lugar dos seus cidadãos e em segundo, dos seus bens e propriedades.

Duas novas equipas de sapadores para proteger floresta dos Arcos

O Ministério da Agricultura anunciou, no passado dia 20 de junho, a constituição de vinte equipas de sapadores florestais, que devem iniciar funções na primeira quinzena de julho. A área do Parque Nacional da Peneda-Gerês que cobre o concelho de Arcos de Valdevez será contemplada com duas novas brigadas, constituídas por cinco elementos cada.

Eurodeputado José Inácio Faria (MPT) intercede na Comissão Europeia contra a Central de Betuminoso de Arcozelo

O Eurodeputado José Inácio Faria enviou à Comissão Europeia uma pergunta escrita «com natureza prioritária  sobre a Central de Betuminoso localizada em Arcozelo e os  graves risco para a saúde e ambiente».

Alteração do curso do rio Âncora

Joaquim Vasconcelos

Joaquim Vasconcelos

Eng. Civil e Ambientalista

Há histórias que têm de ser contadas e imagens que não podemos desconhecer. Dentro dessas histórias temos de assumir que com a construção da linha férrea, houve necessidade da contenção da corda dunar dos Caldeirões, dando origem  a uma dunas com perto de dez metros de altura.

Mais uma vez ... poluição no rio Vez!

O assunto não sai há semanas das redes sociais e dos fóruns de discussão pública.

Sem soar a novidade, um novo foco de poluição no rio Vez foi testemunhado (e devidamente documentado) em finais de maio, mas o clima de impunidade continua a imperar.

 

O candidato do PS à Junta da União de Freguesias de Arcos de Valdevez (Salvador), Vila Fonche e Parada, Samuel Araújo, tem vindo a denunciar, publicamente, estes autênticos atentados ambientais, sendo dele o relato a seguir reproduzido.

 

Plano para valorizar Parque Nacional está centrado em quatro projetos

O Plano de Valorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês conheceu avanços significativos nos últimos tempos. O objetivo é criar uma “plataforma giratória” em torno da conservação da natureza e, por correlação, transformar esta área protegida, com imenso património material e imaterial, numa âncora de desenvolvimento. Ao abrigo deste Plano, a ARDAL – Porta do Mezio, em articulação com outros organismos, procedeu a quatro grandes candidaturas, a seguir apresentadas.

Melgaço vai adquirir viaturas eléctricas para serviços urbanos ambientais

Melgaço vai adquirir duas viaturas elétricas destinadas à utilização dos serviços urbanos ambientais. Os equipamentos, no valor de 40.308,28€, são financiados pelo Fundo Ambiental no valor de 10.077,08€. As duas novas viaturas vão ser utilizadas em serviços de jardinagem e limpeza urbana e ainda nos serviços de água e saneamento, nomeadamente para pequenas reparações de condutas e execução de ramais.

PPM de Ponte de Lima chama a atenção para a falta de condições nas praias fluviais

Corrijo, inexistência de qualquer tipo de condições, inexistência de  investimento no lazer das pessoas. Perdemos faz muito tempo a única bandeira que existia no concelho e nada se fez para a recuperar, a inoperância deste executivo da  CMPTL é exasperante neste particular.

Edição de junho ‘Cerveira Saudável’ inicia com caminhada e degustação

Este domingo, 4 de junho, aceite a seguinte sugestão: fazer o “Trilho Interativo da Ribeira de Covas” e vivenciar uma degustação. Esta é a primeira de quatro atividades da edição de junho do ‘Cerveira Saudável’. Inscrição tem um valor de 2,50 euros no site da Câmara Municipal/Destaques.

Cerveira: Estudantes do 8º ano avaliaram qualidade da água e do lixo das margens

É mais um projeto escolar que contou com uma colaboração muito próxima do Aquamuseu do rio Minho. No passado dia 18 de maio, os alunos do 8ºano do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira procederam a uma avaliação da qualidade da água, complementada com uma recolha de lixo das margens do rio Minho.

Páginas

Subscreva RSS - Ambiente