Arcos de Valdevez

CDU-Arcos denuncia “degradação do serviço dos CTT”

A CDU de Arcos de Valdevez promoveu, no passado dia 12 de fevereiro, a divulgação do folheto (ver no pdf em anexo) “Pela defesa do serviço postal, pelo controlo público dos CTT”, junto do posto de Arcos de Valdevez. A campanha está a ser difundida pelo PCP a nível nacional.

Diretor do CENFIM-Arcos defende “partilha” de alunos e de recursos na rede de cursos profissionais

É preciso acabar com os interesses corporativos que não são os da comunidade. O diretor do CENFIM-Núcleo de Arcos de Valdevez reclama uma “partilha” de formandos e de recursos (humanos e físicos) para redimensionar o ensino profissional em torno do estabelecimento de parcerias e do trabalho colaborativo.

“Entruidos” de Soajo levaram a folia à Casa do Povo

O Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo promoveu, no passado dia 11 de fevereiro, o II Baile de Carnaval. Preservar a tradição dos “entruidos” foi o objetivo da iniciativa que entreteve a assistência com muitas gargalhadas à mistura.

Triatlo Técnico Regional: CAAV vence coletivamente pelo segundo ano consecutivo

Realizou-se no passado sábado dia 10 de fevereiro, no Estádio Manuela Machado em Viana do Castelo, a edição 2018 de Triatlo Técnico Regional. Esta competição para os escalões de infantis, iniciados e juvenis, apura os vencedores individuais por escalão e o clube vencedor no somatório de todos os escalões.

Rancho de Vilarinho das Quartas perto de ser o segundo grupo arcuense associado da Federação do Folclore

O Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva dos Amigos de Vilarinho das Quartas (Soajo) está a um pequeno passo de pertencer à Federação do Folclore Português (FFP), juntando-se ao Rancho Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro do Vale, o único grupo arcuense federado atualmente. O júri do Conselho Técnico Distrital (CTD) ficou rendido à apresentação etnográfica do grupo soajeiro no passado dia 4 de fevereiro. Fruto desta atuação de luxo, os jurados (conselheiros) emitiram parecer favorável ao Conselho Técnico Nacional (CTN), que, dentro de poucos meses, deverá federar o grupo soajeiro.

As palavras da prima da Emilinha

Paula Teixeira de Queiroz perfil

Paula Teixeira de Queiroz

Escritora

Se a Emilinha não me contasse a mim contava a qualquer outra pessoa, ela tinha aquela pendência, aqueles repentes em que precisava de falar e contar tudo o que viveu e ouviu. Era difícil ficar calada com tanta gente à sua volta a contar balelas e mentiras, historietas da treta sem interesse nenhum, o que comeu ao almoço, o que ia fazer para o jantar, e passavam horas naquilo, o que o neto disse, o que o outro neto fez, sempre a gabarem-se de qualquer coisa que não fizeram, ou a destruir alguém que fez.

Comunidade arcuense engraça cada vez mais com a festa carnavalesca da pequenada

O grande corso de Carnaval (Solidário), devido ao mau tempo, não se realizou na passada terça-feira e ficou adiado para o próximo domingo, 18 de fevereiro (depois das 15.00), com previsões de “céu limpo”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Mas o programa de festejos carnavalescos até começou em grande estilo no passado dia 9 de fevereiro.

Carnaval solidário para apoiar Bombeiros de Arcos de Valdevez

O Carnaval arcuense, cada vez mais uma referência na região norte, vai ter este ano um inédito fim solidário, com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (AHBVAV) a receber 1 euro por cada figurante do cortejo. O grande corso, tendo como “reis” dois bombeiros no ativo, sai dia 13 de fevereiro, pelas 15.00, das Salzedas rumo à rotunda da “Ponte Nova”.

Espigueiros de Soajo e Lindoso vão figurar em moeda de coleção da Imprensa Nacional-Casa da Moeda

A sexta moeda da série “Etnografia Portuguesa” é alusiva aos “Espigueiros do Noroeste” e nela constará a Eira Comunitária de Soajo (no reverso) e uma construção de Lindoso (no anverso). A moeda foi apresentada esta quinta-feira, 8 de fevereiro, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, ao abrigo de um projeto que emparceira o Museu Nacional de Etnologia. Trata-se de uma iniciativa que enaltece o património e a cultura identitária do povo de Soajo e de Lindoso.

CAAV Campeão do Norte de Iniciadas em Corta-Mato

Decorreu na passada tarde de Sábado, dia 3 de Fevereiro em Felgueiras, o Campeonato do Norte de Corta-mato, competição individual e coletiva destinada a atletas dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança em todos os escalões.

Páginas

Subscreva RSS - Arcos de Valdevez