Cultura

Cultura

ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Joaquim Letria

Joaquim Letria

 

Uma das melhores formas de escaparmos, por momentos, ao dia a dia do mundo de hoje é mergulharmos, uma vez por outra, no tempo dos humanistas e apreciarmos as realidades de então, através das suas manifestações de fé no homem, as quais se podem encontrar quer na arte, quer no pensamento filosófico, e tanto na ciência como na política.

Concerto de Natal em Verdoejo

Como é habitual, a Associação Cultural de Verdoejo vai levar mais uma edição do Concerto de Natal, no próximo dia 10 de Dezembro (domingo).

Arcos de Valdevez: V Congresso Internacional trouxe dezenas de investigadores à “capital da Casa Nobre”

A Casa das Artes de Arcos de Valdevez acolheu, de 30 de novembro a 2 de dezembro, o V Congresso Internacional alusivo à Casa Nobre: um património para o futuro. A iniciativa, estreada em 2005 para pensar e valorizar as casas antigas, é “única na Europa”, fazendo de Arcos de Valdevez a “capital da Casa Nobre”, segundo disse ao Minho Digital Armando Malheiro da Silva, presidente da Comissão Científica.

Novo volume da obra Casas Armoriadas “é uma peça da História nacional e global”

No decurso do V Congresso Internacional Casa Nobre: um património para o futuro, foi apresentado o volume VI, tomo II, da obra Casas Armoriadas do Concelho dos Arcos de Valdevez, pela professora Isabel dos Guimarães Sá, que viajou pela história da casa do Casal do Paço (Padreiro). Trata-se de um importante património que herda a história familiar, social, genealógica, económica, empresarial e o próprio desenvolvimento regional.

Apresentado livro que “enriquece património etnográfico de Arcos de Valdevez”

Foi lançado, no passado dia 3 de dezembro, o volume A Festa de S. Bento do Cando – Memória de uma devoção serrana em terras de Soajo e Gavieira, com muito público a assistir no auditório da Casa das Artes. A obra, da autoria dos antropólogos José Pinto e Sandra Vieira, lega a história, a cultura e os valores da romaria, assim como o misticismo e a beleza do sítio.

Sentidos de Viana - Programação Natal e Ano Novo na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Estão abertas as inscrições para os  workshops,  a decorrer na Biblioteca Municipal,  inserido na programação  Sentidos de Viana.

Simbologias Natalícias do Azevinho à Missa do Galo

José Rodrigues Lima

José Rodrigues Lima

Historiador

É possível que ao contemplar o presépio tenha a curiosidade de saber algo sobre a sua história.

Torna-se difícil afirmar quando apareceu o primeiro presépio.

Anúncio de Candidatura para Portugal na área da Comunicação

A FEC - Fundação Fé e Cooperação é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com estatuto de Utilidade Pública. Atua na área da Cooperação para o Desenvolvimento, sobretudo na Guiné-Bissau, em Angola e em Moçambique, tendo como eixos estratégicos de transformação social: Educação, Conhecimento e Competências; Boa Governação e Advocacia e Cidadania Global e Direitos Humanos. Conta com financiamentos da Cooperação Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian e de organismos internacionais, como União Europeia, UNICEF, entre outros.

Rui Parente com exposição na Ordem dos Médicos

Rui Parente é professor efectivo do Grupo de Artes Visuais da Escola 2-3/S Pintor José de Brito, Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo. Tem o Curso Superior de Desenho pela E.S.A.P. e é licenciado em Design Industrial pela E.S.A.D. Começou muito cedo a pintar e a expor, tendo obtido, em 1986, o Prémio de Aquisição da 5ª Exposição Colectiva de Artes Plásticas de Viana do Castelo, instituído pelo Centro Cultural do Alto Minho.

FBAC procura projetos para exposição de “Novos Artistas”

“Novos Artistas 2018” é o nome do concurso que se encontra aberto à participação de artistas nacionais e estrangeiros, que tenham no máximo até 15 anos de carreira, para a submissão de propostas de exposições, individuais ou coletivas, para a Galeria da Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

Páginas

Subscreva RSS - Cultura