Melgaço

As operações militares em Melgaço e a prisão do Vigário de Cubalhão (Melgaço, 1827)

Valter Alves

Valter Alves

Professor

Após a revolta de 1820, que implantou o liberalismo em Portugal, o país conheceu um longo período de instabilidade política, ditado pela oposição entre as fações liberais e as absolutistas e conservadoras. A monarquia constitucional teve dificuldades em se implantar, em parte devido às mentalidades enraizadas, que se opunham vivamente às mudanças jurídicas necessárias à instituição de uma nova ordem social, política e económica.

MELGAÇO: um concelho abandonado à sua sorte (1880)

Valter Alves

Valter Alves

Professor

Em 1880, o concelho de Melgaço e a sua Câmara Municipal enfrentavam uma grave crise financeira e a terra parecia abandonada pelo poder central à sua sorte. Isso é o que podemos concluir das palavras do deputado Luiz José Dias no Parlamento na sessão de 9 de Abril desse ano.

O contrabando do volfrâmio pelas fronteiras de Melgaço nos tempos da guerra rumo à Alemanha nazi

Valter Alves

Valter Alves

Professor

O fenómeno do contrabando existe em Melgaço e na região quase desde os tempos em que existem fronteiras. Trata-se de uma atividade que nasce de uma oportunidade de obter uma margem de lucro bastante apelativa.

O Minho Digital APELA AO VOTO em CASTRO LABOREIRO no concurso ‘7 MARAVILHAS DE PORTUGAL'

Vote em Castro Laboreiro no concurso "7 Maravilhas de Portugal", categoria de Aldeias Remotas. As votações estão abertas até dia 3 de Setembro, domingo.

Castro Laboreiro disputa esta categoria contra a aldeia de Piódão. Foi a única aldeia do Minho e da região norte a concorrer a esta categoria. A terra e a sua hospitaleira gente bem o merecem.

Sobre as visitas dos réis a Castro Laboreiro (Melgaço)

Valter Alves

Valter Alves

Professor

Vários réis terão visitado as terras castrejas. Sabemos, com clareza, que D. Afonso Henriques terá estado em Castro Laboreiro e ele próprio terá liderado a tomada do castelo em 1141. Por outro lado, é provável, ainda ainda que não certo, que o rei D. Sancho I, também tenha estado em terras castrejas. 

MELGAÇO / DIA DO BRANDEIRO: Cultura da Transumância reforça Laços Antigos - Conversas de Hoje

Castro Laboreiro (video)

Contrabando e emigração ilegal em Melgaço nos anos 20 do século passado

Melgaço Radical, Rafting Nocturno

RAFTING NOTURNO RIO MINHO.
OFERTA a todos os participantes de 1 garrafa de Alvarinho Soalheiro.
SORTEIO de um Voucher Oferta, de uma noite noMonte Prado Hotel & SPA**** (com pequeno almoço e circuito de spa).

Miguel Torga por terras de Castro Laboreiro

Valter Alves

Valter Alves

Professor

Miguel Torga, vulto da literatura portuguesa do século XX, era um apaixonado por Castro Laboreiro e pelo seu modo de vida. Esteve em terras castrejas várias vezes.

Páginas

Subscreva RSS - Melgaço