Fontainhas Fernandes eleito presidente da CRUP

António Fontaínhas Fernandes, Professor Catedrático de Bioquímica Ambiental desde 2008 e Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desde 2013, foi eleito para os próximos três anos como presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

Fontainhas Fernandes tem 55 anos, nasceu em Guimarães terra de origem de seu pai, mas ainda em criança a sua família mudou-se para Monção, terra da sua família materna, onde viveu e estudou durante toda a sua infância na escola primária de Monção e conclui os estudos na Escola Secundária de Monção , tendo depois rumado para a Universidade onde fez o seu percurso académico, chegando há alguns anos a  Reitor da UTAD e culmina agora com a presidência do CRUP um dos cargos mais importantes na rede de Universidades de Portugal.

Fontaínhas Fernandes é um defensor do Interior do País e do país rural, elege o rejuvenescimento dos quadros de docenteso e fortalecimento das instituições do interior do país e  como prioridades para o mandato.

Tem batalhado ao longo dos anos contra esta concentração da atividade, do investimento e da população, naquilo a que chama a "língua de areia" e foi acompanhado pelos reitores que “deram um sinal claro de que o país não pode estar dividido entre litoral e interior” afimando ainda que as Universidades como a UTAD “são âncoras do desenvolvimento dessas regiões”.

Sucede à frente do CRUP a António Cunha reitor da Universidade do Minho e na próxima reunião do CRUP, marcada para a Madeira, decorrerá a tomada de posse.