Gastronomia e arte equestre unidas no 'Picadeiro'

A tradição e modernidade mantêm presença em Ponte de Lima. 

Integrado no Centro Equestre do Vale do Lima, em Ponte de Lima, o Restaurante Picadeiro alia a cozinha tradicional minhota à cozinha ‘moderna’ e internacional, proporcionando refeições e convívios requintados num espaço com vista panorâmica para um grande picadeiro coberto, onde a presença de cavalos e cavaleiros é uma constante.

 

Com nova gerência, nova equipa, nova ementa e ambiente renovado, onde o conforto e o bom gosto dominam, o Picadeiro traduz a paixão pelo cavalo e pelas artes equestres, oferecendo um cenário privilegiado aos seus clientes, que rapidamente se convertem em amigos! E lá está a designada ‘Mesa da Tertúlia’, para dez pessoas…

A confeção dos pratos prima pela excelência e qualidade dos produtos, com uma escolha criteriosa, desde os legumes de produção biológica até à utilização de carne de Raça Minhotacertificada ou a opção por gelados artesanais, também eles criados no Minho. Sim, porque este é um restaurante que se assume orgulhosamente como minhoto, privilegiando os produtos e sabores locais. A mestria na elaboração e apresentação de cada prato ou ‘miminho’ (porque o Chef tem sempre um ‘miminho’ para sugerir ao cliente!) está a cargo do Chef RuiSousa, perspetivando também a sazonalidade, com o intuito de cativar o palato e proporcionar experiências sensoriais únicas. Os Miminhos de Vitela à Picadeiro, o Polvo à Lagareiro ou o Arroz de Sarrabulho são algumas das especialidades da casa que já se tornaram ‘imagem de marca’ deste espaço, atraindo clientes de vários pontos do País e da Galiza.

Na vasta garrafeira predominam os vinhos portugueses, bem como os excelentes vinhos verdes das castas loureiro e alvarinho, da região.

Também a decoração da sala – com capacidade para 60 pessoas - acompanha as estações do ano, criando harmonia entre a ementa, o tempo que faz lá fora e a atmosfera do interior…

Grupos, eventos familiares ou empresariais encontram aqui um espaço ideal, já que o Picadeiro faz questão de criar ementas ‘à medida’ dos desejos dos seus clientes, podendo, inclusive, aliar exibições equestres à gastronomia, em momentos inesquecíveis e originais! Possível é também aproveitar e fazer aqui o ‘Baptismo a Cavalo’.

Dirigindo-se a uma clientela eclética e de diversas faixas etárias, sem nunca abdicar da qualidade, o Picadeiro tem ao dispor um Menu Executivo (de Terça a Sexta, ao almoço) e Menu Infantil, para além de pratos vegetarianos e outros sem glúten.

Situado a cerca de 45 minutos do Porto, na vila mais antiga de Portugal e com óptima localização e enquadramento, o Picadeiro convida à experiência do conceito de slow food…A tendência é para degustar calmamente as iguarias, enquanto se observa os cavalos em acção e a conversa flui…E depois vamos visitar o Centro Equestre e os seus magníficos cavalos Lusitanos e, quem sabe, montar um deles e ver a ‘vista’ lá de cima, porque não?!

O restaurante encerra ao Domingo e 2ªfeira.  

2

 ‘FADOS NO PICADEIRO’ COM JANTAR CASTIÇO

 O Restaurante Picadeiro vai iniciar o seu ciclo de eventos ‘Fados no Picadeiro’ no dia 31 de Outubro (Sábado), com um jantar onde o Fado será ‘rei’! A abrir esta iniciativa vão estar os fadistas Catarina Almada (finalista do programa 'Ídolos' 2012) e António Tavares Barreto, acompanhados à guitarra por António Marramaque, e à viola por Pedro Martins.

 Para esta grande noite de fados – que pretende tornar-se um evento mensal – haverá uma ementa especial, adequada ao ambiente da ocasião: Caldo Verde, Pataniscas de Bacalhau e Bola de Carne (Entradas), a que se segue o já emblemático Arroz de Sarrabulho da casa, e, à sobremesa, Leite Creme. Tudo acompanhado por vinhos da Campelo Wine, o Grancave Tinto Doc e o Valinhas Loureiro.

 O preço é de 25 Euros/ pessoa (com vinhos).

 Com nova gerência, nova equipa, nova ementa e ambiente renovado, onde o conforto e o bom gosto dominam, o Picadeirotraduz a paixão pelo cavalo e pelas artes equestres, oferecendo um cenário privilegiado aos seus clientes, que rapidamente se convertem em amigos!Integrado no Centro Equestre do Vale do Lima, o Restaurante Picadeiro alia a cozinha tradicional minhota à cozinha ‘moderna’ e internacional, proporcionando refeições e convívios requintados num espaço com vista panorâmica para um grande picadeiro coberto.

 

Mais informação em:

www.restaurantebarpicadeiro.pt

www.facebook.com/restaurantepicadeiropontedelima

 3

4 

CENTRO EQUESTRE DO VALE DO LIMA

 O Centro Equestre Vale do Lima é um empreendimento do Grupo J. Pimenta. Constituído em 2001, o Centro Equestre localiza-se a poucos minutos do centro de Ponte de Lima, e dispõe de vários serviços de suporte, como o Restaurante Picadeiro, bar e diversas casas de Turismo de Habitação e de Turismo de Montanha.

Enquadrado num espaço que reúne no mesmo local todo o verde do campo e afeição pelos cavalos, o Centro Equestre do Vale do Lima abrange, actualmente, uma área com 10 ha, 45 boxes, um picadeiro coberto, um picadeiro descoberto e uma pista de ensino.

Todas estas áreas estão ao serviço de um conjunto de actividades e funcionalidades diversas, como escola de equitação, desbaste e ensino de cavalos, alojamento, estágios, hipoterapia e organização de eventos.